Como ter uma gestão de condomínio bem-sucedida
A gestão de condomínio é uma tarefa complexa e envolve ações de manutenção predial, recursos humanos, contabilidade, finanças, entre outras.
Para que tudo isso seja bem-sucedido, vários requisitos devem ser atendidos e monitorados nessas áreas. Tudo é feito para garantir que os moradores tenham segurança e bem-estar.
O primeiro ponto a considerar para a gestão condominial é a contratação do gestor. Ele deve ser alguém qualificado e com uma capacidade multidisciplinar para resolver as diversas demandas que irão surgir.
Lembre-se que o gestor é uma figura muito importante e imprescindível.
Atenção! Você não pode confundir a função de síndico e gestor condominial, pois são responsabilidades diferentes. Por isso, verifique se a pessoa escolhida tem As habilidades indispensáveis para ser um bom gestor de condomínio.
Passos para uma gestão de condomínio de sucesso
Depois de contratar a pessoa adequada ao cargo de gestor, cuide para que na rotina da administração tudo corra bem:
– MANTENHA A DOCUMENTAÇÃO EM DIA
O condomínio deve cumprir com obrigações junto à Receita Federal e o Poder público, por isso há requisitos e documentos básicos que devem ser obtidos para garantir a segurança. Tenha atenção para que tudo esteja em dia e guardados em local acessível e seguro.
Constantemente podem ocorrer vistorias, alterações para renovação de declaração e autorizações. Destine uma pasta para esses documentos, classificando-os por assunto e crie lembretes nos casos de renovação.
FAÇA A GESTÃO ADMINISTRATIVA
Assim como a documentação de segurança, organize os documentos contábeis e relatórios financeiros para que todos possam acompanhar o andamento das finanças do condomínio. Agir com transparência será fundamental para conquistar a confiança dos moradores.
Recolha todos os comprovantes de recebimentos, pagamentos, compras, locações. Mantenha tudo separado numa pasta, sempre especificando cada despesa por mês.
– REALIZE AÇÕES DE MANUTENÇÃO PERIODICAMENTE
É imprescindível a realização de manutenções corretivas e, sobretudo, preventivas. Não espere o pior acontecer, elabore um cronograma de manutenção e acompanhe periodicamente a realização delas.
Reduza o número de imprevistos através do monitoramento. Com um calendário definido para avaliações internas é possível prever possíveis problemas e planejar melhor as futuras despesas com manutenção.
– MONTE UMA EQUIPE QUALIFICADA
O compromisso com a segurança e bem-estar de todos os moradores torna imprescindível a presença de profissionais com capacidade técnica para a função. Além disso, eles também devem ter facilidade no trato com as pessoas, saber ouvir e lidar com a diversidade.
Contrate colaboradores que possam construir uma boa relação interpessoal e entregar serviços de excelência.
– TENHA UM CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Planejar a rotina de trabalho vai ajudar muito a desenvolver melhor as atividades. Por isso, dedique tempo afiando o machado e construa um cronograma de tarefas para o dia, semana e mês.
Com o quadro completo à sua frente, vai poder organizar melhor o tempo distribuindo corretamente as tarefas entre os colaboradores. Isso também vai dar uma previsão de quanto tempo cada uma leva para ser realizada.
Monitore a produtividade da sua equipe e descubra as áreas que precisam de melhorias.
FIQUE ATENTO ÀS ATUALIZAÇÕES
Esteja por dentro das notícias sobre gestão de condomínio e se mantenha atualizado sobre as novas tecnologias, serviços e novos produtos do mercado.
Inovações podem otimizar a gestão e facilitar o dia a dia das tarefas.
Quer conhecer mais nossas soluções? Agende uma conversa: 21 2471-0982