Os estofados e as doenças respiratórias: dicas para cuidar da saúde

Os estofados e as doenças respiratórias: dicas para cuidar da saúde

Talvez você não saiba, mas algumas alergias estão diretamente relacionadas com a higienização dos estofados.

Por isso, hoje queremos que você entenda quais os impactos que a falta de limpeza profunda nos sofás pode causar na sua saúde.

Os microrganismos que moram nos estofados

É natural que os sofás acabem acumulando poeira e restos de alimento com o passar do tempo. Dia após dia a rotina de comer no estofado, brincar com o cachorro ou até mesmo se sentar, faz com que em sua parte interna diversos microrganismos se infiltrem.

Muitas vezes, olhando a aparência ele pode estar limpo, mas seu interior ser uma fonte de vírus e bactérias prejudiciais à saúde.

Em outras palavras, você pode estar morando com o inimigo sem saber!

Quer saber o nome deles e o que eles fazem?

Listamos abaixo os principais deles:

Ácaros: responsáveis pelos alérgenos, as substâncias criadoras de alergias, fazem parte da subclasse da família dos aracnídeos e possuem cerca de 55 mil espécies.

Poeira: pequenas partículas, normalmente sólidas, que são produzidas a partir do rompimento mecânicos de sólidos seja por atrito, moagem ou impacto. Eles são facilmente inalados pelo nosso pulmão e dificilmente exalados, devido ao seu tamanho.

Bactérias: medindo cerca de 0,2 e 1,5 mm são chamadas de seres formados por uma célula única, não possuem núcleo e vivem tanto isoladas quanto em agrupamentos.

Fungos: composto por, aproximadamente, 200.000 espécies, eles são muito comuns no nosso dia a dia.

Agora imagine todos eles juntos no seu estofado…

O que isso pode gerar para sua saúde?

Dependendo do nível de acúmulo desses microrganismos no interior do seu sofá, é comum que eles gerem as alergias como:

  • Rinite alérgica, aquela famosa coceira no nariz,
  • Irritação nos olhos e garganta
  • Espirros constantes e até congestão nasal

Em casos mais graves, a falta de limpeza pode gerar sinusite, a alergia mais avançada da rinite, e a asma e suas crises de falta de ar e tosse.

Como evitar o acúmulo de vírus e bactérias nos estofados

A higienização é a medida mais eficaz para combater a proliferação de vírus e bactérias. Isto porque, esse método é realizado com um procedimento de forte sucção que permite a eliminação de todos os microrganismos alojados na parte interna do estofado.

Além dessa limpeza mais profunda, é importante que depois você continue uma rotina de limpeza para evitar o acúmulo de sujeiras no sofá. Algumas dicas são:

– Limpe diariamente a casa, usando aspirador de pó para sugar pelos e poeiras.

– Com um pano limpo e úmido, limpe o seu estofado.

– Evite comer no sofá ou se sentar nele após chegar da rua.

– A cada seis meses, agende uma nova higienização profunda.

Ao mesmo tempo que o sofá é um local de descanso e relaxamento, pode ser também muito perigoso caso não esteja com a limpeza em dia. O acúmulo de sujeiras, natural com o seu uso, promove o desenvolvimento de fungos, bactérias, ácaros e vírus que, alojados na parte interna do sofá, sustentam um verdadeiro criadouro de bactérias nocivas à saúde.

Por isso, periodicamente, é importante contratar um profissional para realização da higienização profunda do sofá, evitando assim as doenças e alergias respiratórias.

Não espere a doença chegar, faça o seu agendamento agora e garanta a saúde e bem-estar da sua família!

Fale conosco pelo WhatsApp!

Share this post


× Como posso te ajudar?