Limpeza no verão: dicas para cuidar da casa e dos estofados

Limpeza no verão: dicas para cuidar da casa e dos estofados

A cada estação a forma de limpeza e rotina da casa é alterada. Enquanto no inverno as pessoas tendem a ficar mais introspectivas e não saem tanto de casa, no verão as pessoas gostam de mais dos passeios e atividades na rua.

Mas além dos fatores comportamentais, as estações também exigem alguns cuidados com a limpeza devido às alterações que causa no ambiente físico e móveis da casa. É isso que você vai descobrir neste artigo!

Os impactos do verão na limpeza da casa

É muito comum que no verão surjam fatores ambientais prejudiciais à saúde e à vida útil dos móveis e estofados. Entre eles, podemos listar:

  • alto nível de umidade: a variação da temperatura, hora com muito sol e em outras com muita chuva, deixa o clima estável em algumas regiões, o que exige maior atenção para evitar a aparição de mofo. Com a maior umidade, os estofados também estão correndo risco. Isto porque, o tecido pode chegar a apodrecer, caso não receba a manutenção correta.
  • crescimento no número de insetos: com o calor excessivo é comum que insetos sejam atraídos à sua casa, aumentando assim a probabilidade de surgirem mais formigas, mosquitos e as tão indesejadas baratas.
  • surgimento de chuvas fortes: como citamos, o clima no verão é composto por janelas de alta temperatura, o que propicia também o surgimento de chuvas fortes para amenizar o calor. Essas chuvas podem causar sérios prejuízos, em casos de alagamento, por exemplo, além de intensificar o mofo em casas com infiltração.
  • maior acúmulo de sujeiras no estofado: com tanto calor, é natural que a transpiração seja maior e o suor do corpo aumente. O problema é que quando isso acontece no estofado, pode haver um acúmulo de sujeiras corporais.
  • maior acúmulo de poeira no ar-condicionado e estofados: o uso contínuo do equipamento gera mais poeira na parte interna que também se espalha pela casa e móveis à medida que se prolifera. Isso pode causar doenças respiratórias como rinite ou sinusite, alergias bem desconfortáveis.

Como cuidar da casa no verão

Para manter a umidade no nível ideal, identifique quais ambientes casa são propícios para o surgimento de fungos e mofos. Depois, crie uma rotina de limpeza que inclui a limpeza de paredes e áreas que estejam cobertas por algum móvel.

É muito importante manter os armários e estofados sempre limpos, evitando com isso o acúmulo de poeira. Também deixe as janelas sempre abertas para facilitar a ventilação da casa. Mas caso não tenha essa opção, utilize um umidificador de ar ou até mesmo um ventilador.

Para a limpeza da casa, dê preferência aos produtos neutros, isso evita a proliferação do mofo.

Para evitar a aparição de bichinhos desagradáveis, a primeira ação é dedetizar todos os ambientes da casa. Depois, é preciso manter uma rotina diária de limpeza para garantir que eles não voltem e encontrem lugar.

Então, diariamente, retire o lixo da casa e verifique se existe algum local aberto com acesso ao sistema de esgoto e, sempre que possível, avalie de o sistema está funcionando corretamente.

Lembre-se sempre de regar as plantas na medida correta. Se exagerar na dose de água, retire o excesso depois, deixando o pratinho do vaso sempre vazio.

Mantenha a limpeza da piscina em dia.

Quer mais dicas de limpeza e organização?

Leia outros artigos em nosso blog !

Share this post


× Como posso te ajudar?