Descubra os impactos da limpeza e organização na produtividade da sua equipe
O alto volume de tarefas e a desorganização resultam naquela sensação de improdutividade ao final do dia. Fica parecendo que as coisas estão inacabadas e se multiplicam diariamente. Diante de tanta coisa para fazer, o estresse aumenta e a produtividade cai.
Nessa balança, muitas pessoas costumam colocar a culpa na procrastinação. Porém, a verdade é que limpeza e organização no ambiente de trabalho têm sua parcela de responsabilidade na produtividade da equipe. O desempenho dos colaboradores é diretamente afetado pela limpeza e conservação no espaço de trabalho. Por isso, queremos destacar os principais impactos disso:
Redução do estresse e otimização do tempo
O ambiente influencia diretamente no estado de espírito das pessoas. Um local sujo e desorganizado aumenta a ansiedade na tomada de decisão e o estresse no relacionamento da equipe, o que torna a rotina desgastante.
Por outro lado, a limpeza ajuda a refrescar a mente e a organização melhora a produtividade.
Quando o trabalho é feito em um local organizado e limpo, não precisa gastar tempo procurando documentos ou objetos. Com isso, aumenta o tempo para fazer outras coisas, diminui o estresse e melhora a produtividade.
Estímulo à criatividade
A confusão de objetos ou documentos no espaço de trabalho interferem na hora de pensar de modo criativo. Locais bagunçados impedem pensamentos claros e o raciocínio rápido sobre as tarefas.
Uma maneira fácil de melhorar isso é organizando a mesa de trabalho através da separação dos documentos por ordem de prioridade, dentro de gavetas ou em cestas. Outra é evitar acumular coisas no ambiente e deixar perto apenas os objetos utilizados com mais frequência.
A organização da mesa será fundamental para influenciar pensamentos criativos.
Aumento da concentração
A desorganização dos espaços deixa o ambiente de trabalho poluído visualmente, o que gera confusão e distração das ideias. Isso afeta negativamente a concentração para realizar as tarefas do dia a dia. Essa falta de foco reduz a quantidade de tarefas realizadas, gerando a sensação de improdutividade e, consequentemente, estresse.
Ambientes organizados ajudam na concentração e facilitam a resolução de tarefas. Quanto maior o foco, maior o número de atividades cumpridas. Ter atenção com a limpeza e organização dos espaços é demonstrar um comprometimento com o alto desempenho da sua equipe.