Descubra a causa do mau cheiro no sofá

Descubra a causa do mau cheiro no sofá

Na tentativa de acabar com aquele odor estranho na casa, muitos enfrentam uma guerra sem fim com a limpeza. Mal sabem eles que a culpa está no mau cheiro do sofá.

O odor forte que sai do estofado acaba deixando os moradores em situações constrangedoras quando chega uma visita. Ao invés de ser um espaço para ficar com amigos e familiares, a sala se torna um ambiente a ser evitado.

O primeiro passo para acabar com essa situação é identificar quais são as causas desse problema.

Saiba como achar a origem do mau cheiro no sofá

É muito comum que o problema do mau cheiro seja causado por uma combinação de fatores, todos relacionados ao modo como as pessoas usam estofado. Ou seja, trata-se mais dos hábitos que a família possui no dia a dia e como isso influencia na conservação do sofá.

Vamos aos exemplos…

  • Realização de refeições e lanches no sofá.

Muitas pessoas acabam comendo sentado no sofá e isso, naturalmente, faz com que restos de alimento se alojem na parte interna do estofado. Além disso, a probabilidade de ter acidente com molhos ou bebida é muito alta.

À medida que essas sujeiras se acumulam na parte interna, as fibras do tecido começam a exalar um cheiro diferente. Isso porque, tanto os líquidos quanto as comidas facilitam a proliferação dos microrganismos no sofá.

  • Falta de limpeza e higienização no estofado

Como citamos antes, toda sujeira e restos de alimento no sofá tendem a se acumular na parte interna. Logo, mesmo que passe um pano para retirar o que ficou na superfície, internamente o tecido vai ficando comprometido.

O acúmulo de sujeiras mais a demora na limpeza profunda resultam no mau cheiro. É como se fosse um saco de lixo aberto transbordando seu odor.

  • Acidentes com xixi de cachorro, bebês e crianças

Quem tem animais ou crianças em casa sabe como é imprevisível essas coisas. No momento de descontração em família, aquela urina da fralda do bebê pode acabar vazando no tecido do sofá. Ou até mesmo seu cachorro pode acabar urinando no estofado para chamar sua atenção.

Mesmo que seu sofá esteja impermeabilizado, todo cuidado é pouco. Afinal, mesmo essa proteção tem prazo de validade e precisa ser sempre renovada para garantir que líquidos não penetrem no tecido.

  • Animais e pelos na casa

Por fim, e não menos importante, os pelos dos animais têm grande parcela de culpa no mau odor do sofá. Se você tem cachorro, gato ou pássaros, saiba que a presença deles pode promover maior acúmulo de sujeira no sofá.

Tão leve como a pluma, esses pelos têm a capacidade de se espalhar pela casa e facilmente se agarram ao tecido do sofá. Para retirá-los somente com um aspirador ou procedimentos de limpeza profunda.

Agora que já sabe as causas do mau cheiro, vamos às dicas rápidas que já podem te ajudar a se livrar desse problema.

Como evitar o mau cheiro no estofado

Limpeza! Não tem melhor opção do que esta.

Você pode escolher dois tipos de limpeza:

  • Limpeza para conservação e manutenção: essa é aquela limpeza diária, as ações do dia a dia que envolvem tarefas como varrer, aspirar o pó e pelos da casa, além de passar pano.
  • Limpeza profunda: esta é feita por profissionais especializados em estofados usando equipamentos de alta sucção que são capazes de extrair toda sujeira da parte interna e eliminar os fungos e bactérias alojadas no tecido.

Mesmo após a limpeza, lembre-se que os seus hábitos podem contribuir e muito para o mau cheiro no estofado. Por isso, evite se alimentar enquanto descansa no sofá; treine o cachorro para fazer xixi somente no local adequado; cuide para que acidentes com líquidos não aconteçam e, sempre que preciso, contrate um profissional em higienização de estofados.

Esse artigo foi útil para você?

Compartilhe com amigos na rede social!

Share this post


× Como posso te ajudar?