Checklist para a limpeza e conservação da sua empresa
Todo gestor sabe quão importância é a limpeza e conservação do ambiente para que o cliente tenha uma boa experiência com a sua marca. Espaços agradáveis fazem com que as pessoas se sintam mais confortáveis e isso facilita no momento do atendimento.
Além disso, já mencionamos aqui no Blog sobre o impacto da limpeza na produtividade da sua equipe. Um ambiente limpo e organizado influencia diretamente no desempenho diário das tarefas dos seus colaboradores.
Por isso, limpeza e conservação são itens tão estratégicos quanto a área de vendas e marketing, por exemplo.
Promova experiências positivas para fidelizar o cliente
Acontecimentos bons ou ruins ficam registrados na memória das pessoas. Porém, quando é uma experiência negativa, a mente guarda aquilo de outra forma e cria mecanismos de defesa para evitar que isso se repita no futuro. Esquecer esse momento ruim é bem difícil depois.
Acredite, se o seu cliente tiver um tipo de experiência assim na sua loja, é muito provável que ele não volte e não indique sua empresa para outros.
Para ter mais segurança no atendimento ao cliente, crie um checklist para conferir diariamente as tarefas.
Siga um checklist de limpeza e organização na sua empresa
Acompanhe ou anote os itens abaixo para verificar se todas estão ok na sua empresa:
- Verifique a sua fachada: essa é a primeira coisa que o cliente vai ver antes de chegar até a porta da sua empresa. Se estiver em uma rua de alta concorrência, talvez ele prefira a que tem a melhor aparência externa.
Uma fachada suja espanta os clientes. Mostre que você se preocupa com a imagem do seu negócio.
- Mantenha os vidros limpos: Se a sua loja tiver janelas e portas desse material, garanta que elas estejam sem manchas ou sujeiras. Por ser transparente, qualquer marca fica muito evidente e por isso a limpeza deve ser constante.
As portas de vidro da entrada devem ser verificadas ao longo do dia, isso contribui para uma boa impressão.
- Garanta uma boa temperatura: quanto maior o calor, maior o acúmulo de sujeiras e bactérias no ambiente, além do incômodo das pessoas dentro do espaço. Por outro lado, não exagere deixando frio demais, encontre o clima ideal para todos.
Mantenha uma boa temperatura no ambiente para evitar o acúmulo de bactéria.
- Manutenção da limpeza: ao abrir o espaço limpe a área externa, o piso, os móveis, faça uma manutenção geral. A cada hora, verifique se tudo está ok, se existem objetos fora do lugar ou lixo esquecido em algum local. Recolha e mantenha a organização do espaço.
Além da primeira limpeza do dia, determine horários diferentes para fazer a manutenção dos ambientes.
- Torne o banheiro um local agradável: esse é um dos espaços com o maior número de reclamação dos clientes. Tenha atenção! Ele deve ser bem ventilado, estar sempre limpo e cheiroso, com todos os itens de higiene disponíveis.
Tenha cuidado para que o uso do banheiro não torne a experiência com a sua empresa algo desagradável.
Seguindo esse checklist da limpeza e conservação você vai contribuir para uma maior satisfação do cliente.
Conte com nossos serviços para manter a limpeza e conservação da sua empresa.