Limpeza de estofados: dicas para manter o seu móvel como novo

Limpeza de estofados: dicas para manter o seu móvel como novo

Quem não gosta de ter um móvel novo em casa?

A chegada de uma nova mobília afeta tudo, desde a aparência do espaço que recebe na decoração um toque de renovo, melhorando assim a aparência no ambiente, até o lado psicológico dos moradores que passam a perceber o ambiente mais leve.

Mas você deve concordar que nem todos podem comprar itens novos nesse tempo de pandemia!

Então, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a conservar o seu móvel, mantendo-o sempre com um aspecto mais renovado.

Vamos lá?

A importância da limpeza de estofados

Todo tipo de limpeza é fundamental para garantir a saúde, sobretudo quando se trata de móveis como sofá, carpetes, almofadas, tapetes e poltronas. Isto porque, esses estofados são fáceis de acumular restos de comida, poeira, ácaros e outros microrganismos prejudiciais à saúde, o que pode acabar gerando doenças respiratórias como alergias, gripe e asma.

Por isso, no checklist da limpeza é imprescindível manter uma rotina de limpeza e conservação dos estofados para que os vírus, bactérias e todos os microrganismos alojados nessas superfícies não se proliferem e acabem gerando doenças.

Além dessa principal vantagem da limpeza de estofados, podemos destacar mais três benefícios:

  • proteção contra doenças infectocontagiosas, a exemplo da covid-19;
  • promoção do bem-estar e segurança para a sua família;
  • aumenta a durabilidade e vida útil do estofado.

Confira abaixo o que fazer para desfrutar de todos esses benefícios!

Dicas para manter os estofados renovados

Agora que já sabe a importância da limpeza para a manutenção do seu estofado, vamos às dicas práticas para o seu dia a dia:

  1. Semanalmente, utilize um aspirador de pó para retirar a poeira dos estofados e evitar o acúmulo de grumos (a junção da poeira com a umidade derivada do suor corporal ou de líquidos derramados).

Se você tiver animais em casa, é indicado o uso do aspirador ao menos duas vezes na semana por conta do acúmulo de pelos.

2. Opte por manter estofados como almofada, sofás e poltronas com capas removíveis, cuja lavagem é mais simples e pode ser feita com mais frequência usando sabão e água.

Em épocas de cuidados intensos contra a covid-19, o uso das capas podem facilitar muito sua rotina de limpeza e ainda reduzir os riscos de contágio pelo vírus.

3. Certifique-se que a impermeabilização do seu estofado está em dia. Isso vai te ajudar a prevenir acidentes como derramamento de líquidos que penetram no tecido e causam manchas, além de maior acúmulo dos grumos.

4. A cada seis meses, realize a higienização completa do estofado com a ajuda de um profissional.

Mesmo com as dicas acima, as espumas e estruturas internas do estofado devem passar por uma limpeza profunda periodicamente. Assim, você vai eliminar completamente os microrganismos alojados na parte de dentro.

Atenção! Evite misturas caseiras ou combinações químicas não recomendadas pelo fabricante. Isso pode danificar o tecido do seu estofado ou até causar problemas à saúde.

Lembre-se, mesmo seguindo essas sugestões para a limpeza de estofados, nada substitui a higienização profissional. Ela vai garantir a eliminação completa dos fungos, bactérias e vírus, além de otimizar a durabilidade e aspecto estético.

Após realizar essas dicas, manda um direct pra gente em nosso Instagram e nos conta como ficou o seu móvel!

Share this post


× Como posso te ajudar?