Home Office: dicas para cuidar do ambiente de trabalho

Home Office: dicas para cuidar do ambiente de trabalho

A adesão ao home office mostra que o novo normal chegou muito antes da quarentena acabar. Mas será que todos, mesmo agora há meses nesse regime, já se acostumaram com essa rotina e sabem como cuidar desse espaço em casa?

Os impactos da pandemia no home office

Segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19, realizada pelo Fundação Instituto de Administração (FIA), cerca de 46% das empresas adotaram o home office durante a pandemia. Já o percentual de funcionários enquadrados nesse regime foi de 41%.

Todos esses trabalhadores que antes possuíam uma rotina de trabalho no escritório foram confinados à casa. Muitos não estavam preparados e, mesmo agora com o retorno das atividades, alguns ainda estão se adaptando a essa realidade que veio para ficar.

É verdade que o home office traz alguns benefícios como:

  • possibilidade de estar mais tempo com a família;
  • maior flexibilidade nos horários;
  • diminuição do tempo no trânsito.

Por outro lado, novas responsabilidades também surgiram. O que antes era delegado para as equipes de limpeza e organização da empresa, agora está sob os cuidados do próprio trabalhador. Ele é quem deve cuidar do seu espaço de trabalho e manter tudo bem organizado no dia a dia.

Dicas para manter o home office limpo e organizado

Cuidar do ambiente para que esteja sempre limpo e organizado é fundamental para uma boa produtividade, além de aumentar o desempenho ao longo do dia. Para isso, é muito importante ter um checklist de tarefas diárias da limpeza e organização.

Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar:

  • Mantenha a mesa sempre limpa e organizada

Esse é o local as principais atividades de trabalho são realizadas, portanto, não deixe que papéis fiquem acumulados tampouco objetos estejam espalhados pela mesa. Para facilitar a organização, utilize bandejas, prateleiras ou pastas para evitar bagunça no ambiente.

Deixe sobre a mesa apenas os itens de uso mais frequente, isso vai ajudar na limpeza do dia a dia.

  • Utilize gaveteiros móveis e caixas organizadoras

O aspecto visual no ambiente conta muito para a sua produtividade. Em ambientes muito poluídos é difícil manter a concentração para a realização de tarefas. Por isso, inclua no espaço móveis funcionais como os gaveteiros para organizar documentos, itens de papelaria e objetos do dia a dia que não são usados com tanta frequência.

Do mesmo modo, opte por itens como caixas organizadoras para classificar as coisas por assunto, se puder. Outro bom exemplo são os quadros aramados onde pode pendurar calendário, lembretes e mensagens.

Adquira móveis como gaveteiros para deixar os arquivos arrumados e em local de fácil localização.

  • Separe alguns minutos para uma limpeza diária

Além da organização, é fundamental garantir que o ambiente esteja limpo e arejado. Reserve alguns minutos do dia para retirar o lixo do local, varrer e higienizar os móveis principais.

Preferencialmente, faça a limpeza do seu home office ao final das tarefas. Assim, no dia seguinte não precisa gastar esse tempo nas primeiras tarefas da rotina

  • Estabeleça compartimentos para documentos importantes

Mesmo tendo dividido os arquivos em gaveteiros e caixas organizadoras, busque reservar um espaço somente para os documentos mais importantes. Em casos de extrema urgência será mais fácil e rápido localizá-los.

Se quiser mais dicas sobre organização, leia outros artigos em nosso Blog: www.turbilhao.com.br/blognovo

Share this post


× Como posso te ajudar?