Como manter a limpeza e desinfecção dos ambientes

Como manter a limpeza e desinfecção dos ambientes

Como manter a limpeza e desinfecção dos ambientes

Quando falamos em eliminar vírus e as possibilidades de contrair doenças infectocontagiosas, é indispensável unir a limpeza do dia a dia com procedimentos de desinfecção para combater as ameaças que podem existir no ambiente.

Por isso, atenção! É preciso realizar limpeza e desinfecção de todos ambientes da casa, escritório, clínica, entre outros espaços. Afinal, os microrganismos que se alojam nos móveis e ambientes são resistentes aos produtos básicos de higiene.

Limpeza e desinfecção: principais características e benefícios

Antes de anotar os passos principais da limpeza e desinfecção, é necessário entender o que significa cada método e para que eles servem.

A limpeza consiste na eliminação das sujeiras comuns que encontramos nos diferentes cômodos de uma casa, escritório ou loja. Elas não precisam de muito esforço ou produtos químicos fortes para serem extraídas.

Manter um ambiente limpo promove maior aconchego tanto para a família, nos casos de residências, quanto para os clientes visitantes de uma empresa. Entre os benefícios podemos destacar:

– melhorias no bem-estar e saúde;

– maior conservação dos ambientes e móveis;

– prevenção contra doenças respiratórias;

– impacta positivamente na produtividade .

Por outro lado, a desinfecção utiliza processos químicos ou físicos para destruir os germes que se alojam nas superfícies e são impossíveis de serem vistos a olho nu, mas são totalmente nocivos à saúde humana, sendo eles também a causa de muitas doenças infectocontagiosas, como gripe, renite e até mesmo a COVID-19.

O ato de desinfectar é feito com o uso de produtos e técnicas em diferentes níveis, desde o mais básico ao avançado, e geram benefícios como:

– maior eficácia na higienização dos ambientes;

– redução dos microrganismos nocivos;

– proteção contra doenças infectocontagiosas.

Logo, manter os ambientes limpos e desinfectados faz toda diferença no combate aos vírus prejudiciais à saúde humana.

Como fazer a limpeza e desinfecção corretamente

Escolha produtos adequados para objetos e superfícies rígidas

O que vai garantir um bom resultado na desinfecção é o tipo de produto que será aplicado para combater os microrganismos. Afinal, já sabemos que esse tipo de vírus não é eliminado facilmente das superfícies.

Para limpeza de objetos e utensílios é indicado fazer uma combinação de produtos desinfetantes como água sanitária, álcool líquido ou em gel, mas sempre com proporção de 70%, água e sabão.

Já para as demais superfícies rígidas, indica-se o uso dos produtos regulamentados pela Anvisa ou a contratação de empresas especializadas como a Turbilhão. Qualquer combinação feita de modo caseiro ou comprada informalmente são riscos à saúde.

Liste os ambientes com maior necessidade de higienização

Com um quadro ou lista das áreas a serem higienizadas, defina quais ambientes possuem maior prioridade e quais móveis precisam de maior atenção na hora da limpeza.

Mantenha o hábito de desinfectar os ambientes

Tanto a limpeza quando a desinfecção são procedimentos rotineiros. Afinal, todos os dias pessoas circulam nos lugares, mantém contato com objetos, podendo contaminar os ambientes.

Se você já tem uma rotina apenas de limpeza com intervalo maior que um dia, torne-a algo diário e acrescente a desinfecção entre as tarefas.

Periodicamente, chame um especialista em limpezas mais profundas

Além dessa rotina diária de manutenção da limpeza e higienização, de tempos em tempos é necessário contratar serviços como o de sanitização para garantir maior redução dos microrganismos nas superfícies.

A higienização quando feita com métodos avançados e pessoas capacitadas na área é capaz de eliminar até 99% dos vírus. Por isso, a cada mês ou semestre, faça a sanitização nesses ambientes.

Ao fim da limpeza e desinfecção, confira se tudo foi devidamente higienizado e repita o mesmo processo no dia seguinte. Isso vai garantir maior segurança e redução dos riscos de contágio por vírus, bactérias e fungos.

Lembramos que o retorno das atividades comerciais não exclui o crescimento das medidas de prevenção à covid-19. Pelo contrário, agora é o momento de manter uma rotina diária de higienização dos ambientes, reforçando ainda mais os cuidados com a higiene pessoal e coletiva.

Quer saber mais sobre Limpeza dos ambientes?

Acesse nossa página exclusiva sobre o assunto: Limpeza e Conservação

Share this post


× Como posso te ajudar?