Checklist para a limpeza e conservação da sua empresa

Checklist para a limpeza e conservação da sua empresa

Todo gestor sabe quão importância é a limpeza e conservação do ambiente para que o cliente tenha uma boa experiência com a sua marca. Espaços agradáveis fazem com que as pessoas se sintam mais confortáveis e isso facilita no momento do atendimento.

Além disso, já mencionamos aqui no Blog sobre o impacto da limpeza na produtividade da sua equipe. Um ambiente limpo e organizado influencia diretamente no desempenho diário das tarefas dos seus colaboradores.

Por isso, limpeza e conservação são itens tão estratégicos quanto a área de vendas e marketing, por exemplo. 

Promova experiências positivas para fidelizar o cliente

Acontecimentos bons ou ruins ficam registrados na memória das pessoas. Porém, quando é uma experiência negativa, a mente guarda aquilo de outra forma e cria mecanismos de defesa para evitar que isso se repita no futuro. Esquecer esse momento ruim é bem difícil depois.

Acredite, se o seu cliente tiver um tipo de experiência assim na sua loja, é muito provável que ele não volte e não indique sua empresa para outros. 

Para ter mais segurança no atendimento ao cliente, crie um checklist para conferir diariamente as tarefas.

Siga um checklist de limpeza e organização na sua empresa

Acompanhe ou anote os itens abaixo para verificar se todas estão ok na sua empresa:

  1. Verifique a sua fachada: essa é a primeira coisa que o cliente vai ver antes de chegar até a porta da sua empresa. Se estiver em uma rua de alta concorrência, talvez ele prefira a que tem a melhor aparência externa.

Uma fachada suja espanta os clientes. Mostre que você se preocupa com a imagem do seu negócio.

  1. Mantenha os vidros limpos: Se a sua loja tiver janelas e portas desse material, garanta que elas estejam sem manchas ou sujeiras. Por ser transparente, qualquer marca fica muito evidente e por isso a limpeza deve ser constante.

As portas de vidro da entrada devem ser verificadas ao longo do dia, isso contribui para uma boa impressão.

  1. Garanta uma boa temperatura: quanto maior o calor, maior o acúmulo de sujeiras e bactérias no ambiente, além do incômodo das pessoas dentro do espaço. Por outro lado, não exagere deixando frio demais, encontre o clima ideal para todos.

Mantenha uma boa temperatura no ambiente para evitar o acúmulo de bactéria.

  1. Manutenção da limpeza: ao abrir o espaço limpe a área externa, o piso, os móveis, faça uma manutenção geral. A cada hora, verifique se tudo está ok, se existem objetos fora do lugar ou lixo esquecido em algum local. Recolha e mantenha a organização do espaço. 

Além da primeira limpeza do dia, determine horários diferentes para fazer a manutenção dos ambientes.

  1. Torne o banheiro um local agradável: esse é um dos espaços com o maior número de reclamação dos clientes. Tenha atenção! Ele deve ser bem ventilado, estar sempre limpo e cheiroso, com todos os itens de higiene disponíveis.

Tenha cuidado para que o uso do banheiro não torne a experiência com a sua empresa algo desagradável.

Seguindo esse checklist da limpeza e conservação você vai contribuir para uma maior satisfação do cliente.

Conte com nossos serviços para manter a limpeza e conservação da sua empresa.

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