5 dicas para melhorar a organização na empresa

Não é preciso ter transtorno obsessivo-compulsivo ou exagerar na dose. Ninguém quer aquele chefe maluco que fica ajustando a posição de canetas nos cubículos, medindo milimetricamente a posição de cada persiana ou que passa mais tempo pedindo que as coisas sejam arrumadas do que o trabalho de cada um de fato realizado.

Dito isso, limpeza e organização são essenciais para manter um bom clima de trabalho. Mesmo as pessoas mais desorganizadas se veem pressionadas e incomodadas quando a organização simplesmente inexiste em uma ambiente. Algumas pequenas dicas na organização e manutenção de um escritório podem fazer milagres:

–  Crie uma rotina de faxina e limpeza no escritório, preferencialmente em horários que não atrapalhem a realização do trabalho.

–  Cada coisa em seu lugar. Separe locais específicos para armazenar cada coisa dentro do escritório: um armário para pastar, –  arquivos ou processos; lugares para suprimentos na área de informática; um pequeno almoxarifado para material de escritório e o mesmo para itens de toucador, para uso em banheiros.

– Encoraje cada funcionário a utilizar apenas seu espaço para armazenar e dispor objetos, sem atrapalhar os demais.

– Mesmo fora de dias de faxina, mantenha algum material de limpeza à mão para casos de incidentes, sujeira ou necessidade de limpar alguma coisa.

– Não permita o consumo de alimentos dentro do local de trabalho.

– Ouça constantemente funcionários a respeito de suas opiniões sobre as melhores maneiras de limpar e organizar o local. Boas ideias podem surgir.

Está mais do que provado cientificamente: colaboradores que podem realizar pequenas paradas e “dar um tempo” ao longo da jornada, além de interagirem mais entre  si e criarem um melhor clima organizacional, se tornam mais produtivos.

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